Fichas de metadados
1. Introdução
Esta página reúne informação básica com o intuito de facilitar a interpretação e utilização das fichas de metadados do Catálogo de Metadados do NODC-PT.
Todos os dados integrados no NODC-PT são catalogados através de fichas de metadados. Os metadados consistem numa descrição textual e normalizada da informação geográfica, formatada num ficheiro específico (e.g., Extensible Markup Language (XML), JavaScript Object Notation for Linked Data (JSON-LD)). Para além de caracterizarem tecnicamente a informação geográfica (e.g., sistema de referência, extensão geográfica e temporal, qualidade, contactos), sempre que possível, os metadados devem incluir os links para o acesso aos dados, normalmente através de serviços web, e descrever as condições de acesso (i.e., restrições e licenças de utilização).
Os metadados devem seguir as orientações da Direção-Geral do Território (DGT), nomeadamente, devem estar de acordo com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG), baseado nas normas da International Organization for Standardization (ISO) 19115-1:2014 e 19119:2016, e nos requisitos da Infrastructure for Spatial Information in Europe (INSPIRE).
2. Estrutura de uma ficha de metadados
Cada ficha de metadados encontra-se associada a um conjunto de dados geográficos (CDG).
2.1. Descrição
A descrição consiste na
2.2. Identificador único
As fichas de metadados possuem um identificador universal único (UUID) (e.g., ebacc5a6-0504-4f97-94e5-4e5146dd0318). Este UUID identifica de forma unívoca e persistente a ficha de metadados e o CDG.
Alguns CDG poderão ter um identificador adicional