Skip to main content

Catálogo de metadados

1. Introdução

Esta página reúne informação básica de como interpretar e utilizar as fichas de metadados do Catálogo de Metadados do NODC-PT.

Todos os dados integrados no NODC-PT são catalogados através de fichas de metadados. Os metadados consistem numa descrição textual e normalizada da informação geográfica, formatada num ficheiro específico (e.g., Extensible Markup Language (XML), JavaScript Object Notation for Linked Data (JSON-LD)). Para além de caracterizarem tecnicamente a informação geográfica (e.g., sistema de referência, extensão geográfica e temporal, qualidade, contactos), sempre que possível, os metadados devem incluir os links para o acesso aos dados, normalmente através de serviços web, e descrever as condições de acesso (i.e., restrições e licenças de utilização).

Os metadados devem seguir as orientações da Direção-Geral do Território (DGT), nomeadamente, devem estar de acordo com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG), baseado nas normas da International Organization for Standardization (ISO19115-1:2014 e 19119:2016, e nos requisitos da Infrastructure for Spatial Information in Europe (INSPIRE).


2. Estrutura de uma ficha de metadados

Cada ficha de metadados encontra-se associada a um conjunto de dados geográficos (CDG). 

2.1. Descrição

A descrição consiste numa caracterização geral do CDG, podendo conter ligações para outros recursos relacionados ou informações de como referenciar o CDG.

2.2. Identificador único

As fichas de metadados possuem um identificador universal único  (UUID) (e.g., ebacc5a6-0504-4f97-94e5-4e5146dd0318). Este UUID identifica de forma unívoca e persistente a ficha de metadados e o CDG.

Alguns CDG poderão ainda dispor de um identificador adicional (Digital Object Identifier (DOI)), especialmente desenvolvido para identificar objetos digitais (e.g., https://doi.org/10.71683/ebacc5a6-0504-4f97-94e5-4e5146dd0318). O DOI facilita a monitorização da utilização dos CDG e a respetiva citação.

2.3. Extensão

Os CDG têm associadas extensões geográfica e temporal, quando aplicável, o que permite uma pesquisa geoespacial e temporal mais eficiente.

2.4. Licença

As condições de utilização dos CDG são definidas por uma licença baseada no sistema Creative Commons.

2.6. Contacto

O contacto inclui a informação necessária para comunicação direta com o responsável pelo CDG.


3. Consulta do catálogo de metadados

O Catálogo de Metadados do NODC-PT é baseado na aplicação GeoNetwork. Esta aplicação é utilizada em diversos catálogos, como, por exemplo, a nível nacional, no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), e, a nível europeu na rede European Marine Observation and Data Network (EMODnet).

Deste modo, a utilização do catálogo é transversal às diferentes infraestruturas. O SNIG apresenta um guia de utilização do catálogo aqui.