Skip to main content

Criação de Metadados no NODC-PT

N2xLTRrm5npNw68Z-nodc-pt.png


1. Introdução 

Este documento temapresenta comoorientações objetivopara apresentar um conjunto de instruções que auxiliem naa elaboração das fichas de metadados aque seremserão indexadas no catálogo do Catálogo de Metadados do NODC-PT. ÉDestina-se direcionadaespecificamente às fontes de dados dos tiposTipos 2 e 3, que necessitamsão criarresponsáveis pela criação de fichas de metadados para os conjuntos de dados geográficos (CDG) que pretendem submeter.

Os metadados devem seguir as orientações da Direção-Geral do Território (DGT), nomeadamente, devem estar de acordo com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG), baseado nas normas da International Organization for Standardization (ISO19115-1:2014 e 19119:2016, e nos requisitos da Infrastructure for Spatial Information in Europe (INSPIRE).

2. Criação das fichas de Metadados 

As fichas de metadados podem ser elaboradas de duas formas: diretamente no catálogo do Catálogo de Metadados NODC‑PT ou através do Gestor de Metadados dos Açores - GeMA. Esta ferramenta permite criar, editar e gerir metadados geográficos, seguindo as normas definidas pela Diretiva INSPIRE e pelo Perfil MIG

Paralelamente, o Catálogo de Metadados do NODC-PT, também possibilita a criação, edição e gravação direta dos metadados, respeitando os mesmos perfis e normas técnicas aplicáveis.

Ambos os processos utilizam como base para a criação dos metadados um template em formato XML (Extensible Markup Language), denominado “Modelo para os Metadados dos Conjuntos de Dados Geográficos (CDG)”. Este ficheiro identifica os campos mínimos obrigatórios para a identificação dos conjuntos de dados geográficos, permitindo ainda a inclusão de campos adicionais conforme as necessidades específicas de cada entidade responsável.

template encontra-se disponível em:

🌐

e na área do utilizador do Catálogo de Metadados do NODC-PT.

O diagrama seguinte ilustra o modelo do processo de criação de metadados no Catálogo de Metadados do NODC-PT, na notação Business Process Model and Notation (BPMN).

celaborar metadados no NODC-PT_6.png

2.1. Fichas de Metadados no catálogo NODC-PT

Para criar as fichas de metadados diretamente no catálogo do NODC-PT devem ser seguidos os seguintes passos:

Passo 1: Acesso ao catálogo e adição do template

Aceda ao catálogo do NODC-PT com as credenciais apropriadas. Em seguida, localize e adicione o template de metadados previamente definido para a criação das fichas.

I.

1.jpg

II.

2.jpg

III.

3.jpg


 

Passo 2: Criação de nova ficha a partir do template

Selecione o template adicionado e utilize-o como base para criar uma nova ficha de metadados. 

I.

4.jpg

II.

5.jpg

Passo 3: Edição do template de metadados

O modelo de metadados contém diversos campos com instruções breves sobre o tipo de informação a ser inserida em cada um deles. Essas instruções servem apenas como orientação e devem ser apagadas no momento do preenchimento, sendo substituídas pela informação real e correspondente ao conjunto de dados.

Deverão ser preenchidos, no mínimo, os campos necessários para a correta identificação do Conjunto de Dados Geográficos (CDG), conforme os requisitos definidos pelo NODC-PT.

Adicionalmente:

      • Preencha os campos obrigatórios de acordo com as diretrizes estabelecidas. 
      • O título da ficha deve incluir o nome do(s) conjunto(s) de dados a reportar
      • código a inserir no campo "Código" deve ser copiado a partir do identificador gerado automaticamente na secção "Identificador do ficheiro". Este identificador único é criado no momento em que a ficha de metadados é iniciada e deve ser utilizado também como nome do ficheiro do conjunto de dados a entregar ao NODC-PT.
      • Os fornecedores de dados Tipo 2 e Tipo 3, nas fichas de metadados, devem preencher o campo "Recurso Online" com o link de acesso direto aos dados.
      • Todos os restantes campos devem ser preenchidos conforme indicado no modelo, respeitando a estrutura e terminologia recomendadas.
Passo 4: Gravação do ficheiro de Metadados e Sair

 

2.2. Fichas de Metadados com o GeMA

Passo 1: Carregamento e edição de template no GeMA

 

Passo 2: Importação para o catálogo de metadados

 

GeMA - Exemplo de preenchimento

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.pngimage.pngimage.pngimage.png

3.  Submissão e notificação

Após a conclusão do preenchimento das fichas de metadados e a submissão dos Conjuntos de Dados Geográficos (CDG), quando aplicável, o NODC-PT deverá ser notificado da finalização do processo. A notificação deve incluir a referência às fichas submetidas, bem como qualquer outra informação relevante que permita a validação e integração dos dados no sistema nacional.