Skip to main content

Criação de Metadados no NODC-PT

N2xLTRrm5npNw68Z-nodc-pt.png


1. Introdução 

Este documento apresenta orientações para a elaboração das fichas de metadados que serão indexadas no Catálogo de Metadados do NODC-PT. Destina-se especificamente às fontes de dados dos Tipos 2 e 3, que são responsáveis pela criação de fichas de metadados para os conjuntos de dados geográficos (CDG) que pretendem submeter.

Os metadados devem seguir as orientações da Direção-Geral do Território (DGT), nomeadamente, devem estar de acordo com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG), baseado nas normas da International Organization for Standardization (ISO19115-1:2014 e 19119:2016, e nos requisitos da Infrastructure for Spatial Information in Europe (INSPIRE).

2. Criação das fichas de Metadados 

As fichas de metadados podem ser elaboradas de duas formas: diretamente no Catálogo de Metadados do NODC-PT ou através do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA). Ambas as ferramentas permitem criar, editar e gerir metadados geográficos em conformidade com as normas definidas pela Diretiva INSPIRE e pelo Perfil MIG

Em ambos os processos, a criação dos metadados baseia-se num template em formato XML (Extensible Markup Language), denominado Modelo para os Metadados dos Conjuntos de Dados Geográficos (CDG). Este modelo define os campos mínimos obrigatórios para a identificação dos conjuntos de dados geográficos, permitindo ainda a inclusão de campos adicionais conforme as necessidades específicas de cada entidade responsável.

No caso de se optar pelo uso do GeMA, o ficheiro XML gerado após edição deve ser posteriormente importado para o Catálogo de Metadados do NODC-PT. Por outro lado, quando a criação e edição dos metadados é feita diretamente no Catálogo de Metadados do NODC-PT, a etapa de importação não é necessária pois o modelo está disponível para edição na área de utilizador.

template encontra-se disponível para download em:

 🌐 https://privatecloud.hidrografico.pt/s/bfjz23WHZiHsFNs

Apresenta-se, abaixo, o diagrama que ilustra o modelo do processo de criação de metadados, no GeMA  ou diretamente no Catálogo de Metadados do NODC-PT, na notação Business Process Model and Notation (BPMN).

celaborar metadados no NODC-PT_6.png

2.1. Fichas de Metadados no catálogo NODC-PT

Para criar as fichas de metadados diretamente no Catálogo de Metadados do NODC-PT devem ser seguidos os seguintes passos:

Passo 1: Acesso ao catálogo e adição do template

Aceda ao Catálogo de Metadados do NODC-PT com as credenciais apropriadas. Em seguida, localize e adicione o template de metadados previamente definido para a criação das fichas.

I.

1.jpg

II.

2.jpg

III.

3.jpg


 

Passo 2: Criação de nova ficha a partir do template

Selecione o template adicionado e utilize-o como base para criar uma nova ficha de metadados. 

I.

xCT9u9PdOBdg0Deo-bhmown3qiv.jpg

II.

C2yK2iVk4g.jpg


Passo 3: Edição do template de metadados

O modelo de metadados contém diversos campos com instruções breves sobre o tipo de informação a ser inserida em cada um deles (como "Escreva nome de contacto", "Coloque a data", etc.). Essas instruções servem apenas como orientação e devem ser apagadas no momento do preenchimento, sendo substituídas pela informação real e correspondente ao Conjunto de Dados Geográficos (CDG) que será submetido.

Deverão ser preenchidos, no mínimo, os campos necessários para a correta identificação do Conjunto de Dados Geográficos (CDG), conforme os requisitos definidos pelo NODC-PT.

Recomendações Adicionais:

      • Preencha os campos de acordo com as diretrizes estabelecidas. 
      • O título da ficha deve incluir o nome do(s) conjunto(s) de dados a reportar.
      • código a inserir no campo "Código" deve ser copiado o identificador gerado automaticamente que está na secção Metadados no campo "Identificador do ficheiro". Este identificador único é criado no momento em que a ficha de metadados é iniciada e deve ser utilizado também como nome do ficheiro do conjunto de dados a entregar ao NODC-PT.
      • Os fornecedores de dados Tipo 2 e Tipo 3, nas fichas de metadados, devem preencher o campo "Recurso Online" com o link de acesso direto aos dados.
      • Todos os restantes campos devem ser preenchidos conforme indicado no modelo, respeitando a estrutura e terminologia recomendadas.
      • Os metadados que pertencem à mesma entidade devem ter o campo "Nome da Organização" preenchido de forma padronizada, pois este será utilizado como filtro no catálogo de metadados.  

I.

RKdLU0nhJc.jpg

II. hYXfxRtWoy.jpg

Rxv0vCaHVp.jpg

III,

ITIvHtiSTl.jpgKw5O7xJAUo.jpgzMWSMlny6S.jpgHMtxLXVh0T.jpgYJpYmF8wZp.jpg6FXlUEiSmV.jpg

Passo 4: Gravação do ficheiro de Metadados e Sair

Ao finalizar a edição, selecione a opção "Gravar e Fechar". Em seguida, será exibida a lista com os metadados criados pelo utilizador. Por fim, escolha a opção "Sair".

I.

1n4Xvtslzd.jpg

II.

kJ3isZznhO.jpg

III.

r9tbitLePT.jpg

2.2. Fichas de Metadados com o GeMA

Para criar as fichas de metadados com o GeMA devem ser seguidos os seguintes passos:

Passo 1: Carregamento e edição de template no GeMA

Para a criação de metadados no GeMA também é usado o "Modelo para os Metadados dos Conjuntos de Dados Geográficos (CDG)" que será editado. Para isso deverá:

  1. Copiar o Template Original: Localize o ficheiro template_metadados.xml e copie esse ficheiro para uma pasta no seu computador onde irá trabalhar.
  2. Criar uma Cópia para Edição: Dentro da pasta, faça uma cópia do ficheiro e renomeie o ficheiro que irá editar para, por exemplo, template_editado.xml. Desta forma, mantém o ficheiro original intacto como backup.
  3. Editar no GeMA: Abra o ficheiro template_editado.xml no GeMA e comece a editar o conteúdo conforme necessário.
  4. Seguir as Instruções no Ficheiro: No ficheiro, encontrará instruções ou campos com orientações (como "Colocar contacto", "Colocar a data", etc.). Apague essas instruções e substitua pelo conteúdo real e adequado. No final da edição "Gravar".
  5. Os metadados que pertencem à mesma entidade devem ter o campo "Nome da Organização" preenchido de forma padronizada, pois este será utilizado como filtro no catálogo de metadados. 
  6. GeMA tem um manual de instruções disponível na aplicação.

VxmyeRhwJR.jpg

qnThpPwR2U.jpgfLOuBSXT3J.jpg

n2uV0s29TS.jpgpUYY54XGir.jpgqM7G9eVPyg.jpgqTgOndVlmT.jpgNRaaeT3vj2.jpg YBeTpiYkXA.jpg

O0RqQItkSa.jpgktoTMIC8vo.jpg

Passo 2: Importação para o catálogo de metadados

Aceda ao Catálogo de Metadados do NODC-PT com as credenciais apropriadas. Em seguida, localize e importe o ficheiro XML de metadados criado no GeMA.

Recomendações adicionais:

  • Importar os registos
    Ao importar os ficheiros de metadados:

    • Verifique se o campo "Processamento de identificador de registo" está com a opção "Nenhum" selecionada.

  • Verificar a importação
    Após a importação:

    • Se surgir uma janela com o Relatório de importação a verde, significa que a importação foi efetuada com sucesso.

    • Se a janela aparecer a vermelho, a importação não foi concluída e deverá ser revista.

  • Confirmar presença no catálogo
    No final do processo, aceda ao separador “Contribuir”, opção “Quadro de edição”, e confirme se o ficheiro/importação consta na lista de metadados.

1FB6ZNbPfc.jpg

B2aEvGKgnI.jpg

5oAFv3sPfG.jpg

o588hd668z.jpg

EzpjyMqat0.jpg

WWBt8QQLXb.jpg


3.  Submissão e notificação

Após a conclusão do preenchimento das fichas de metadados e a submissão dos Conjuntos de Dados Geográficos (CDG), quando aplicável, o NODC-PT deverá ser notificado por e‑mail da finalização do processo para proceder à validação e publicação dos metadados. A notificação deverá incluir a referência às fichas de metadados submetidas, bem como aos correspondentes Conjuntos de Dados Geográficos.