Skip to main content

Registo de Fontes de Dados no NODC-PT

nodc-pt.png 


1. Introdução

Este documento apresenta os procedimentos a seguir por todas as entidades interessadas em contribuir com Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) para o Centro Nacional de Dados Oceanográficos Português (NODC-PT). 

Os Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) submetidos ao NODC-PT deverão ser acompanhados das respetivas fichas de metadados, em formato XML (Extensible Markup Language), para que possam ser indexadas no Catálogo de Metadados do NODC-PT

Estas fichas devem ser elaboradas de acordo com o Perfil Nacional de Metadados (Perfil MIG), em conformidade com as normas da International Organization for Standardization (ISO19115-1:2014 e 19119:2016, bem como com os requisitos definidos pela Infrastructure for Spatial Information in Europe (INSPIRE).

2. Fontes de Dados

A agregação e indexação de dados e metadados no Catálogo de Metadados do NODC-PT baseia-se em três tipologias distintas de Fontes de Conjuntos de Dados Geográficos (CDG):

    •         Tipo 1 – Entidades com infraestrutura de armazenamento e catálogo de metadados;
    •         Tipo 2 – Entidades com infraestrutura de armazenamento, mas sem catálogo de metadados;
    •         Tipo 3 – Entidades sem infraestrutura de armazenamento e sem catálogo de metadados.

O diagrama abaixo ilustra o modelo do processo de publicação de dados e metadados no NODC-PT, na notação Business Process Model and Notation (BPMN).

image.png

3. Registo no NODC-PT

As entidades que pretendam disponibilizar CDG ao NODC-PT devem solicitar o respetivo registo por e‑mail, identificando-se como  fonte de dados do Tipo 1, Tipo2 ou Tipo 3. A formalização do registo é concluída através da assinatura de um protocolo entre a entidade interessada e o NODC-PT.

🌐 https://privatecloud.hidrografico.pt/s/3WmgzGeAxwE9My

Após receção do pedido de registo no NODC-PT:

  • Será criada uma área de utilizador no Catálogo de Metadados do NODC-PT;

  • Serão enviadas as credenciais de acesso, bem como o respetivo protocolo para assinatura.


4. ️Criação de Metadados

Os CDG submetidos devem ser acompanhados devem estar acompanhados das respetivas fichas de metadados, elaboradas em conformidade com o Perfil Nacional de Metadados (Perfil MIG), alinhado com a Diretiva INSPIRE e as normas ISO 19115-1:2014 e 19119:2016

O processo de submissão das fichas de metadados e dos respetivos CDG poderá variar consoante o tipo de fonte de dados, classificado como Tipo 1, Tipo 2 ou Tipo 3, cada um possuindo requisitos e procedimentos específicos que asseguram a correta integração e gestão dos dados no NODC-PT.

4.1. Criação de Metadados para Fontes de Dados Tipo 1

As fontes de dados classificadas como Tipo 1 possuem, por definição, catálogo de metadados e infraestrutura de armazenamento próprios. Nesse contexto, os metadados da entidade são automaticamente recolhidos pelo Catálogo de Metadados do NODC-PT através processos de colheita automática entre catálogos, designados por harvesting.

Para garantir que essa integração ocorra corretamente, é fundamental que os metadados disponibilizados incluam a palavra-chave "NODC-PT". Essa palavra-chave permite a identificação e importação dos metadados para o Catálogo de Metadados do NODC-PT, assegurando que sejam corretamente integrados e acessíveis no catálogo.

Deste modo, não é necessário criar manualmente fichas de metadados no Catálogo de Metadados do NODC-PT, desde que os metadados do catálogo da entidade incluam a palavra-chave indicada. 

4.2. Criação de Metadados para Fontes de dados Tipo 2 e Tipo 3

As fontes de dados classificadas como Tipo 2 e Tipo 3, que por definição não possuem catálogo de metadados próprio, devem criar as respetivas fichas de metadados para os Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) que pretendem submeter ao NODC-PT. 

Para obter orientações detalhadas sobre a criação de metadados consulte a página:
📄 Criação de Metadados no NODC-PT

5. Submissão de CDG

O processo de submissão dos Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) varia conforme o tipo de fonte de dados.

Tipo 2: Fornecer um link direto para o repositório de dados ou infraestrutura onde os dados estão armazenados.

  • Tipo 3: Fornecer um link para a cloud onde os dados foram submetidos, garantindo que o acesso seja público ou, se necessário, acompanhado de instruções para obtenção de credenciais.

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, entre em contacto com o NODC-PT através do e-mail institucional.

5.1. Submissão de metadados para Fontes de dados Tipo 1 

No caso das fontes de dados Tipo 1, que possuem catálogo de metadados próprio e infraestrutura de armazenamento,ao realizar o processo de harvesting, apenas os metadados são recolhidos e integrados no Catalógo de metadados do NODC-PT, enquanto os Conjuntos de dados geográficos permanecem na infraestrutura da fonte de dados, ou seja, na entidade que os forneceu. Após a integração, os dados tornam-se acessíveis por meio de serviços web OGC (como o WMS, WFS) ou OGC API, disponibilizados pela própria fonte de dados.

 

5.2. Submissão de Metadados para Fontes de dados Tipo 2

5.3. Submissão de Metadados para Fontes de dados Tipo 3

As fontes de dados Tipo 3 devem compactar os dados num único ficheiro .RAR ou .ZIP com o nome igual ao UUID dos metadados.

O ficheiro de dados deve ser carregado em:
🌐 https://privatecloud.hidrografico.pt/s/ZNQYRie5DenmgxD

No caso de fontes de dados do Tipo 3, os CDG são armazenados na infraestrutura do NODC-PT, de acordo com o procedimento seguinte:

  • Os CDG a carregar devem estar compactados num ficheiro único do tipo RAR ou ZIP.
  • O nome deste ficheiro deve ser igual ao identificador único (UUID) usado na elaboração da ficha de metadados.
  • O carregamento dos CDG deve ser efetuado aqui.

6. Validação e Publicação


Após a criação dos metadados, a entidade deve notificar por e-mail NODC-PT para proceder à validação. 

  • Se os metadados forem validados, são publicados no catálogo de metadados NODC-PT  .
  • Caso contrário, será enviada uma notificação com as correções a efetuar.

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, entre em contacto com o NODC-PT através do e-mail institucional.