Registo de Fontes de Dados no NODC-PT
++
1. Introdução
Este documento apresenta os procedimentos a seguir por todas as entidades interessadas em contribuir com Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) para o Centro Nacional de Dados Oceanográficos Português (NODC-PT).
Os Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) submetidos ao NODC-PT deverão ser acompanhados das respetivas fichas de metadados, que serão indexadas no Catálogo de Metadados do NODC-PT.
Estas fichas, em formato XML (Extensible Markup Language), são elaborados de acordo com o Perfil Nacional de Metadados (Perfil MIG), em conformidade com as normas da International Organization for Standardization (ISO) 19115-1:2014 e 19119:2016, bem como com os requisitos definidos pela Infrastructure for Spatial Information in Europe (INSPIRE).
2. Fontes de Dados
A agregação e indexação de dados e metadados no Catálogo de Metadados do NODC-PT baseia-se em três tipologias distintas de Fontes de Conjuntos de Dados Geográficos (CDG):
-
-
Tipo 1 – Entidades com infraestrutura de armazenamento e catálogo de metadados;
-
Tipo 2 – Entidades com infraestrutura de armazenamento, mas sem catálogo de metadados;
-
Tipo 3 – Entidades sem infraestrutura de armazenamento e sem catálogo de metadados.
-
O diagrama abaixo ilustra o modelo do processo de publicação de dados e metadados no NODC-PT, na notação Business Process Model and Notation (BPMN).
3. Registo no NODC-PT
As entidades que pretendam disponibilizar CDG ao NODC-PT devem solicitar o respetivo registo por e‑mail, identificando-se como fonte de dados do Tipo 1, Tipo2 ou Tipo 3. A formalização do registo é concluída através da assinatura de um protocolo entre a entidade interessada e o NODC-PT.
Após a receção do pedido de registo no NODC-PT, será enviado o protocolo correspondente para assinatura. Posteriormente será criada uma área de utilizador no Catálogo de Metadados do NODC-PT e enviadas as respetivas credenciais de acesso.
Para as diferentes fontes de dados existem protocolos específicos para cada tipo: Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3. Apresentam-se um exemplo de protocolo para cada tipo de fonte de dados, que podem ser consultados nos seguintes links:
🌐 https://privatecloud.hidrografico.pt/s/ XbLcW69r4o4sYKK
🌐 https://privatecloud.hidrografico.pt/s/3WmgzGeAxwE9Myt
🌐 https://privatecloud.hidrografico.pt/s/kRsy9wPLTJSCF25
4. ️Criação de Metadados
Os CDG submetidos devem estar acompanhados das respetivas fichas de metadados, elaboradas em conformidade com o Perfil Nacional de Metadados (Perfil MIG), alinhado com a Diretiva INSPIRE e as normas ISO 19115-1:2014 e 19119:2016.
O processo de submissão das fichas de metadados no Catálogo de Metadados do NODC-PT, varia consoante o tipo de fonte de dados, classificado como Tipo 1, Tipo 2 ou Tipo 3, cada um possuindo requisitos e procedimentos específicos que asseguram a correta integração e gestão dos dados no catálogo de maetadados. Para as fontes de dados Tipo 1, os metadados são automaticamente colhidos para o catálogo, enquanto que para as fontes de dados dos Tipos 2 e 3, é necessária a criação de metadados.
4.1. Criação de Metadados para Fontes de Dados Tipo 1
As fontes de dados classificadas como Tipo 1 possuem, por definição, catálogo de metadados e infraestrutura de armazenamento próprios. Nesse contexto, os metadados que a entidade pretende submeter são importados automaticamente no Catálogo de Metadados do NODC-PT através de processos de colheita automática entre catálogos, designados por harvesting.
Para garantir que essa integração ocorra corretamente, é fundamental que os metadados a disponibilizar incluam a palavra-chave "NODC-PT". Essa palavra-chave permite a identificação e importação dos metadados para o Catálogo de Metadados do NODC-PT, assegurando que sejam corretamente integrados e acessíveis no catálogo.
Deste modo, não é necessário criar manualmente fichas de metadados no Catálogo de Metadados do NODC-PT, desde que os metadados do catálogo da entidade incluam a palavra-chave indicada.
4.2. Criação de Metadados para Fontes de dados Tipo 2 e Tipo 3
As fontes de dados classificadas como Tipo 2 e Tipo 3, que por definição não possuem catálogo de metadados próprio, devem criar as as fichas de metadados para os Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) que pretendem submeter, diretamente no Catálogo de Metadados do NODC-PT ou externamente através da aplicação GeMA. O link de acesso direto aos CDG deverá ser colocado nas respetivas fichas de metadados.
Para obter orientações detalhadas sobre a criação de metadados consulte a página:
📄 Criação de Metadados no NODC-PT
5. Submissão de CDG
O processo de submissão dos Conjuntos de Dados Geográficos (CDG) também varia conforme o tipo de fonte de dados (Tipo1, Tipo2 ou Tipo 3):
5.1. Submissão de CDG para Fontes de dados Tipo 1
No caso das fontes de dados Tipo 1, que possuem catálogo de metadados próprio e infraestrutura de armazenamento, ao realizar o processo de harvesting, apenas os metadados são recolhidos para o Catalógo de Metadados do NODC-PT, enquanto os CDG permanecem na infraestrutura da fonte de dados. Os CDG tornam-se acessíveis por meio de links de acesso disponibilizados nos metadados, que permitem a visualização e/ou o descarregamento dos dados. Esses links geralmente correspondem a serviços web baseados em standards internacionais, como os OGC Web Services (OWS) — por exemplo, WMS (Web Map Service) e WFS (Web Feature Service) — ou as mais recentes OGC API (Application Programming Interfaces), promovendo a interoperabilidade e o acesso eficiente aos dados geográficos.
5.2. Submissão de CDG para Fontes de dados Tipo 2
No caso das fontes de dados Tipo 2, que possuem infraestrutura de armazenamento própria mas não dispõem de catálogo de metadados, os dados permanecem na infraestrutura da fonte de dados. Nos metadados criados para estes conjuntos de dados, devem ser incluídos no campo "Recurso Online" (ou "Acesso Online" dependendo do software), os links de acesso aos dados, ou os serviços Web conforme aplicável. Esta prática assegura que, mesmo sem um catálogo próprio, os dados sejam acessíveis e interoperáveis dentro do Catálogo de Metadados do NODC-PT.
5.3. Submissão de CDG para Fontes de dados Tipo 3
Para fontes de dados do Tipo 3, que não dispõem de infraestrutura de armazenamento nem de catálogo de metadados próprio, o procedimento é o seguinte:
- Devem criar os metadados para os CDG submetidos;
- Os CDG devem ser compactados num único arquivo (formato RAR ou ZIP), cuja nomenclatura corresponda ao UUID utilizado na ficha de metadados.
- O carregamento dos CDG é efetuado diretamente na plataforma do NODC‑PT:
🌐 https://privatecloud.hidrografico.pt/s/ZNQYRie5DenmgxD
- Nos metadados, no campo “Recurso Online” (ou "Acesso Online" dependendo do software), deve constar o link para download dos respetivos CDG alojados na plataforma do NODC-PT.
6. Notificação e Publicação dos Metadados
Após a conclusão do preenchimento das fichas de metadados e a submissão dos Conjuntos de Dados Geográficos (CDG), o NODC-PT deverá ser notificado por e‑mail da finalização do processo para proceder à publicação dos metadados. A notificação deverá incluir a referência às fichas de metadados submetidas, bem como aos correspondentes Conjuntos de Dados Geográficos.
- Se os metadados forem validados, são publicados no Catálogo de Metadados do NODC-PT;
- Caso contrário, será enviada uma notificação com as correções a efetuar.
Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, entre em contacto com o NODC-PT através do e-mail.
